Português (Portugal) English (United Kingdom)
You are here:   Grupos > Música Tradicional > Évora
  |  Login





Minimize Almaplana
 
 

O nome “Almaplana” significa alma pura, simplicidade, planície, Alentejo e seus vastos horizontes.
O grupo tem ligações à cidade de Évora, à Universidade que foi o berço do projecto e à cultura alentejana. Da sua música fazem parte os temas originais mas também incursões pelo tradicional português e composições de outros lugares ao som do violino, contrabaixo, guitarra e voz..

Mais informações
Mapa técnico 

 
     
Minimize Banda da Associação Filarmónica 24 de Junho
 
 

A Banda da Associação Filarmónica 24 de Junho foi fruto de uma Escola de Música formada em Janeiro de 1981 por iniciativa da Direcção que dirigia na altura os destinos da Casa do Povo de São Miguel de Machede. Foi inaugurada em 19 de Setembro de 1981, só com músicos oriundos da Escola de Musica. Actualmente a Banda é formada por 40 elementos, tendo idades compreendidas entre os 13 e os 55. A partir de Março de 2003 passa a ser o responsável pela mesma o Sr. Eduardo José Malagueiro Correia. Actualmente é presidida pelo Senhor Manuel Inácio Rico.

 
     
Minimize Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nª Sª de Machede
 
 

A Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede foi fundada em 1907 graças ao empenhamento e determinação de sócios e dirigentes da antiga colectividade “União Instrutiva e Recreativa Machedense”.
Em 1977 a banda sofreu uma reorganização e foi criada a Escola de Música, que abriu com cerca de 70 alunos de ambos os sexos. Nos anos seguintes até ao presente, a Escola manteve a frequência regular de 25 alunos. Em 1999 foi criada a Orquestra Ligeira, composta por 17 elementos de ambos os sexos.
Actualmente a Banda Filarmónica é constituída por 40 executantes de ambos os sexos e tem como Maestro, Professor e Director Artístico desde Outubro de 1992, Francisco Henrique Canoa Ribeiro.

 
     
Minimize Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense
 
 

A Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense terá sido fundada, nas ultimas décadas do século XIX, 1860-70, tendo sido integrada no Grupo União e Recreio Azarujense que resultou da fusão, em 8 de Outubro de 1929, de dois grupos recreativos que existiam, no principio do século em Azaruja: o Clube Azarujense e o Grupo de Instrução e Recreio Azarujense.
O seu efectivo tem aumentado, contando presentemente com 38 elementos de ambos os sexos, cujas idades variam dos 10 aos 68 anos.
Foi criada também uma Escola de Música de ensino gratuito, que no momento conta com 25 alunos.
A Banda é dirigida pelo maestro Anibal Manuel Teixeira Simplício, desde 8 de Junho de 2003.

 
     
Minimize Grupo Cantares de Évora
 
  O Grupo Cantares de Évora foi fundado em 1979, com o objectivo de preencher na cidade de Évora um “Espaço Cultural” dedicado ao Coral Tradicional do Alentejo.

O seu repertório é preenchido por “Modas Antigas”, mantendo toda a fidelidade ao cancioneiro Tradicional, não sendo feitos quaisquer arranjos nem alterações às músicas nem aos poemas, sempre de origem popular. Tem a particularidade de ser um Coral misto, contando hoje com cerca de 25 vozes.

Mais informação

 
     
Minimize Cordas Soltas
 
 

Cordas Soltas grupo de música tradicional da Beira Baixa, do Alentejo e de Trás-os-Montes, juntam ao fado e às músicas carismáticas de Zeca Afonso, José Mário branco, Sérgio Godinho, Pedro Ayres Magalhães entre outros. Nesta hora de espectáculo revisitam os poetas como Fernando Pessoa, José Régio, Agostinho da Silva, David Mourão Ferreira, Alexandre O’Neil e Ary dos Santos. Cordas Soldas percorre todos os acordes e todas as palavras que marcam a música portuguesa de raiz tradicional e cultural.

Mapa Técnico

 
     
Minimize No Mazurka Band
 
  Os No Mazurka Band têm como aposta dar força ao baile (português). Começando nos Viras (Minho) e Corridinhos (Algarve), passando pelas valsas (do Oeste a Trás-os-Montes), Jotas, Repasseados, passo dobles ou Rumbas, e terminando nas composições fresquinhas, os NMB "arranjam" as músicas com instrumentos melódicos, originando surpreendentes harmonias de cada vez que o passo de dança recomeça. 

Mais informação

Mapa técnico
 
     
Minimize Roda Pé
 
  O grupo de Música Portuguesa – Roda Pé existe desde Dezembro de 1997 e está constituído como Associação Cultural, tendo a sua sede em Évora.

O repertório é composto por originais e arranjos de temas populares. A orientação musical não tem uma referência, pretendendo-se criar uma sonoridade própria e o mais original possível.

Mais informação
Mapa técnico

 
     
Minimize Sons do Vagar
 
 

Sons do Vagar resultam de uma visita à memória vocal e instrumental do Alentejo.
O grupo é composto por um músico de instrumentos tradicionais e duas vozes femininas que dão corpo a uma ideia que pretende ser uma singela manifestação de apreço e reconhecimento da nossa identidade musical.

Mais informação
Mapa técnico

 
     
Minimize Uxu Kalhus
 
 

O grupo Uxu Kalhus foi criado em 2000 com o objectivo inicial de divulgar as danças portuguesas em França. Cedo revelou a sua vocação de grupo folk português algures entre os universos da Fusão e das Músicas do Mundo. As composições do grupo alternam arranjos de sonoridades que acompanham as danças portuguesas. A sua maior força é a prestação contagiante ao vivo, que incita o público a dançar e a explorar o folk nacional.

Mais informação
Mapa técnico

 
     
Minimize MMLinks