Português (Portugal) English (United Kingdom)
You are here:   Eventos > Exposições
  |  Login





Minimize Exposição Évora
 

Exposição de Fotografia

Ao Cabo
Fotos de: 
Juan Louro

Simplesmente Évora
Fotos de: 
Telmo Rocha
 

Exposição que decorreu de 7 de Janeiro a 9 de Fevereiro de 2013, no Palácio de D. Manuel em Évora, Portugal.
Estas exposições já tinham sido inauguradas em Outubro de 2012, no Museu Municipal de Ourense, na Galiza.



Exposições de Fotografia “Ao Cabo” e “Simplesmente Évora”

A Câmara Municipal de Évora apresenta no Palácio de D. Manuel, de 7 de janeiro a 9 de fevereiro, duas exposições de fotografia intituladas “Ao Cabo” e "Simplesmente Évora”, a primeira da autoria de Juan Louro Cambeiro e a segunda de Telmo Rocha, duas mostras que integraram o Festival de Fotografia de Ourense (Galiza) “Outono Fotográfico 2012”.

Juan Louro Cambeiro é um fotógrafo da escola analógica, mas com influências claras a nível de edição fotográfica com utilização a outros recursos, e no seu trabalho fotográfico de “Ao Cabo” apresenta a Costa da Morte, que é uma franja compreendida entre os municípios espanhóis de Carnota e Malpica, um território mítico que os romanos consideravam como o fim do mundo. Em "Simplesmente Évora”, Telmo Rocha apresenta a cidade alentejana em 20 fotografias a preto e branco, em que explora três temas: o património, as pessoas e as atividades.

Os trabalhos fotográficos apresentados nestas duas exposições foram idealizados no âmbito do Oralidades, um projeto internacional que se realiza ao abrigo do Programa Europeu Cultura 2007-2013 e que envolve uma parceria entre os municípios de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária), unidos num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural que pretende valorizar o património cultural imaterial comum do território da Europa do Sul a partir das suas componentes identitárias, da sua memória e partilha.

Estas mostras podem ser visitadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, encerrando aos domingos todo o dia e aos sábados apenas na parte da manhã.

 
  

Falar de AO CABO supón replantexar dende o principio os conceptos visuais tópicos asociados á beleza amplamente coñecida dunha zona que ten un valor estético indiscutible, que se ten mantido ó longo dos séculos da mesma forma enxebre e senlleira.

A Costa da Morte, é unha franxa tradicionalmente comprendida entre os municipios de Carnota e Malpica, cun enclave mítico que os romanos consideraban o fin do mundo, Fisterra, que enche de contido épico a beleza e singularidade do lugar.



          




Em "Simplesmente Évora" Telmo Rocha apresenta a cidade alentejana em 20 fotografias a preto e branco, em que explora três temas: o património, as pessoas e as atividades. 



 
     
Minimize Exposição Évora
 
      


ORALIDADES O NOSSO PATRIMÓNIO COMUM - EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA


 

A exposição fotográfica: Oralities - Our Common Heritage foi organizada por todos os Parceiros participantes no Projecto Oralidades. Cada município selecionou um conjunto de fotografias através das quais dá a conhecer o seu património material e imaterial.

Esta exposição é itinerante, circulando por todos os municípios que integram o projeto - Birgu (Malta), Sliven (Bulgária), Ravenna (Itália), Ourense (Galiza), Idanha-a-Nova, Mértola e Évora (Portugal).

A sua inauguração teve lugar na cidade de Ravenna em Itália, na Igreja de San Domenico e esteve patente entre 19 de Fevereiro e 7 de Março de 2010.

Neste momento a Exposição encontra-se em Évora e estará patente ao público na sala de Exposições do Palácio D. Manuel durante todo o mês de Novembro, coincidindo a sua abertura com a organização em Évora, no Fórum Eugénio de Almeida, da II Conferência Internacional da Tradição Oral “Oralidade e Património Cultural”, nos dias 8, 9 e 10 de Novembro. Nesta Conferência intervirão especia­listas de todas as cidades parceiras assim como de conferencistas desta área do património cultural imaterial.




Até 29 de Dezembro de 2012 

 

 
Horário de abertura ao público da Exposição:
Dias úteis: das 10:00 às12:00 e das 13:00 às 17:00
Sábados: das 13:00 às 17:00

 
     
Minimize Exposição Évora
 

 

“Michel Giacometti, 80 anos, 80 imagens
Projecto Oralidades ao encontro de Giacometti

Évora - Portugal

É uma exposição que assinala a efeméride dos oitenta anos do nascimento de Michel Giacometti. Cedida pelo Museu da Música Portuguesa, a exposição apresenta uma selecção de 80 imagens que fazem parte da colecção fotográfica deste etnólogo corso. A exposição conta ainda com uma mostra de vários instrumentos musicais da tradição alentejana e exemplares dos tradicionais Bonecos de Santo Aleixo, entre outros objectos, que foram cedidos por diversas entidades e que contribuíram para o enriquecimento da exposição, pois tratam-se de objectos que foram documentados por Michel Giacometti no seu trabalho de recolha no Alentejo.

A iniciativa integra-se no âmbito do projecto Oralidades e na apresentação do Centro de Recursos da Tradição Oral da Câmara Municipal de Évora.

Realizam-se visitas guiadas.
Info: (+351) 266 777 100 I
oralities@mail.evora.net

Michel Giacometti

 

De origem francesa o etnólogo Michel Giacometti nasceu em Ajaccio, Córsega, em 1929 e faleceu em Faro, Portugal em 1990. Aos 18 anos, em Paris realizou estudos de música e arte dramática, fez formação em Letras e Etnografia na Sorbonne, dirigiu várias revistas culturais e de poesia e fundou uma companhia de teatro popular. O seu casamento com uma portuguesa e o interesse pela nossa cultura, despertado pela leitura da obra póstuma de Kurt Schindler Folk music and poetry of Spain and Portugal, trazem-no a Portugal em 1959, onde decide desenvolver um trabalho sistemático de recolha da música tradicional portuguesa. A investigação que desenvolveu teve uma forte componente de trabalho de campo, utilizando a observação participante como processo de descrição dos conhecimentos, comportamentos e artefactos culturais relacionados com as comunidades, de forma a compreender o meio em que a música tradicional se produzia.


 
     
Minimize Exposição Ravenna
 
 

Mostra Fotográfica - Projecto Oralidades

A Mostra fotográfica intitulada: Our Common Heritage foi inaugurada em Ravenna (Itália), na Igreja de San Domenicoe esteve patente de 19 de Fevereiro a 7 de Março de 2010

Esta exposição foi organizada por todos os parceiros do projecto, cada município seleccionou um conjunto de fotografias através das quais dá a conhecer o seu património material e imaterial. Esta exposição é itinerante, circulando por todos os municípios que integram o projecto.








Reportagem Ravenna  http://www.youtube.com/watch?v=GIgD-IWKFCk