Português (Portugal) English (United Kingdom)
  |  Login





CENTRO DE RECURSOS DA TRADIÇÃO ORAL
 
 

O principal objectivo e finalidade do Centro de Recursos será sistematizar, preservar e divulgar os saberes e as práticas culturais tradicionais.

A partir da identificação, recuperação e valorização do património imaterial e das tradições que fazem parte da memória colectiva, o Centro cria condições para devolver à comunidade as suas componentes identitárias estruturantes, tornando-se numa importante ferramenta que contribui para a reflexão e análise de como no presente as sociedades pensam e representam a sua identidade e a sua cultura.

Através de um conjunto de instrumentos e suportes técnicos e científicos necessários, o Centro utiliza e segue a metodologia que estabelece uma relação permanente e equilibrada entre a tradição e a modernidade.

No âmbito do projecto Oralidades serão abordadas no Centro de Recursos essencialmente duas componentes: a Tradição Oral, através das histórias de vida, dos contos populares, do cancioneiro e do romanceiro e a Música da Europa do Sul e do Mediterrâneo, através da música tradicional e da música antiga e da renascença.  

Partindo do princípio que as oralidades são um importante componente na formação identitária, serão trabalhadas as tradições culturais das cidades da parceria com a finalidade de encontrar pontos comuns, afinidades e diversidades que permitam o diálogo intercultural, a cooperação entre cada parceiro e a reafirmação de uma cidadania europeia.


 Ficha de Registo Bibliográfico


Oralidades ao encontro de Giacometti

Livro organizado pela Câmara Municipal de Évora no âmbito do Projecto Oralidades e do Centro de Recursos da Tradição Oral

Apresentado na Feira do Livro em Évora a 3 Junho 2011